Antiquado

Estamos numa era em que se dá passos largos a cada dia. Nomeadamente na era das comunicações móveis que parecem, cada vez mais, controlar todo o mundo. Vamos tornar isto mais informal – não conheço ninguém com mais de 10 anos que não tenha o seu próprio telemóvel. Os telemóveis adquiriram tantas competências que não ligamos ao facto de fazerem chamadas de qualidade ou não. Temos em atenção a qualidade da camara, megapixéis, flash, focagem, a memória de armazenamento, as aplicações, o acesso às redes socias, facebook, twitter, sistema operativo, etc… Ninguém quer saber se um telemóvel faz chamadas ou não, isso é passado, nem sei porque ainda insistem com essa ideia de comunicação. Eu acho que sobreviveria sem essas competências do meu telefone – ao contrário de muita gente. Porque nem sequer aplicações interessantes tenho e não faço quase uso nenhum de mensagens de texto e chamadas. Mentira, eu ainda uso as mensagens e chamadas, mas isto para dizer que atualmente são uma parte insignificante do que um telemóvel é capaz de fazer. E agora ridicularizando o outro lado desta história, a maioria das novas competências adquiridas por estes aparelhos, na verdade, não fazem assim tanto sentido. Hoje consigo desligar a televisão com o meu telemóvel. Por mais útil que possa ser, servirá de forma útil umas 5% das vezes, no restante tempo é apenas uma forma pseudo engraçada de desligar a televisão sem ninguém dar por isso, visto que o comando está pausado e bem quieto. Outra coisa que ainda deixa a desejar num smartphone, é o controlo por voz. Parece-me desnecessário, em primeiro porque a voz feminina ainda é muito mecanizada como se fosse – e é – a de um robô, a falar do outro lado! E depois porque é difícil o telemóvel, que se diz inteligente, perceber o comando. Sai muitas das vezes trocado pelo que é mais eficaz e dá muito menos trabalho fazer tudo manualmente… Isto para dizer que a tecnologia nem sempre funciona como nos comerciais e também para dizer que poderia servir para coisas mais úteis como por exemplo, o já aqui referido anteriormente, Shazam para bolos!