Maior Engarrafamento

O maior engarrafamento de trânsito do mundo aconteceu em Beijing-Tibet Expressway na China em Agosto de 2010. A fila de carros estendeu-se por cerca de 100 km. Algumas pessoas demoraram a até 12 dias para saírem de lá... Mais uma vez, China detentora deste recorde impressionante! Não sei se está no Guiness World Records ou não, fica sob consulta, porque de facto é algo de deixar um marco. Mas, durante estes 12 dias, o que é que as pessoas fizeram? Isto é tempo de sobra, acho que já houve licenciaturas menos demoradas na lusófona. Quer dizer, queixamo-nos por estarmos 3 minutos parados numa fila de trânsito ao qual chamamos "engarrafamento" e achamos uma eternidade. Se o nosso panorama de trânsito pode ser chamado engarrafamento, não encontro a palavra para esta mesma situação na China. Mas eles provavelmente ligaram para casa a avisar, - "Estou, vou chegar atrasado para o jantar. Dentro de quinze dias devo chegar a casa. Deixa no microondas que eu quando chegar aqueço! Beijinhos". Mas para passar o tempo, há sempre umas cartas no porta-luvas. Não sei é se alguém estaria para jogar daquele lugar. Uma coisa é certa, acredito que aquelas pessoas tenham recordações do tempo que ali passaram, por mais que sejam as más recordações ainda se vão rir ao contar aos seus futuros netos, - "no meu tempo não havia carros voadores a hidrogénio como há agora. Tinha de ir de carro que só dava 200 km por hora no máximo, e era se queria ir a algum lado, chegávamos a demorar 2 horas no trânsito, mas uma vez eu e a tua avó estivemos 12 dias numa autoestrada! Os miúdos de hoje em dia não sabem o que é isso! Bons tempos!" - isto em 2053...