Idade em Meses

É frequente nos primeiros meses da paternidade, os pais definirem a idade do filho(a) em meses, - 14 meses, 18 meses - o que faz todo o sentido. A questão é, a partir de quando se deve começar a contar a idade em anos e não em meses? Ou melhor se é que isso alguma vez deve acontecer. Eu no fundo sou um bebê de 203 meses, os meus pais é que teimam em dizer que tenho 16 anos, vai-se lá saber porquê... De facto a ideia de contar a idade em anos é ridícula. Não é por acaso que a idade nos primeiros conjuntos de 12 meses (não quero usar essa palavra de novo) é contada em meses. O crescimento do mesmo justifica essa separação mais cuidada. Todavia na puberdade, - fase que novamente exige uma separação da contagem mais cuidada - não há qualquer tipo de tratamento que se assemelhe sequer ao que é dado aos bebês. Isto de facto deixa-me revoltado! É acima de tudo importante resolver a questão inicial o quanto antes. Afinal, a partir de quando se deve começar a contar a idade em anos e não em meses? Esta questão, viria a resolver o problema das mães e pais que não sabem se o seu(sua) filho(a) já tem idade suficiente para ter 1 ano e 7 meses ou se ainda tem 19 meses. Aparentemente é a mesma coisa, mas é mais complexo do que parece. Ao que vejo, a maioria opta, por nesta fase de transição, usar as duas formas, o que a meu ver é totalmente errado e pode até provocar atrasos no desenvolvimento cognitivo da criança.