Toca a Todos

Chegou finalmente a Portugal a iniciativa que se verificou como a maior angariação de fundos a reverter contra a pobreza infantil alguma vez realizada em Portugal. O “Toca a Todos” nasceu na Holanda - o que, não se enganem, não justifica a cor da campanha adotada pela RTP e Antena 3 para Portugal. “Serious Request”, assim se chama a campanha original, realizada pela primeira vez em 2004 pela rádio holandesa “3fm” que rapidamente se espalhou por outros países, em especial na Europa. Esta maratona de solidariedade, inédita no nosso país, reuniu grupos de vários pontos do país que foram verdadeiros embaixadores do “Toca a Todos”. O Terreiro do Paço foi o ponto de encontro onde estava também montado o famoso estúdio de vidro, - imagem de marca desta campanha - de onde os animadores da Antena 3 fizeram uma emissão especial de 73 horas seguidas. Também montaram um palco por onde passaram artistas portugueses que se associaram a esta causa. Nuno Markl que apelidou o “Toca a Todos” como o mais perto que Portugal já esteve de um Live 8, elogiou a iniciativa e em especial a coragem da sua mulher Ana Galvão em alinhar nesta iniciativa. E, quando a palavra de ordem é ajudar, não existem concorrências, que, mesmo sendo ele o apresentador d’"O Homem que Mordeu o Cão" da Rádio Comercial, fez questão de falar desta iniciativa na estação de rádio da Sampaio e Pina. É também uma iniciativa diferente porque são raras as vezes que uma maratona televisiva apela para as chamadas de valor acrescentado sem que a ele esteja associado um prémio monetário. O evento decorrido de 3 a 6 de Dezembro, não só nos alertou para uma causa preocupante e urgente como a pobreza infantil, mas, também nos mostrou que fechar pessoas dentro de uma caixa de vidro e fazer uma emissão em direto, pode resultar numa iniciativa louvável e não naquilo que nós sabemos!