Evolução

A evolução humana tem passado por drásticas alterações ao longo dos milhões de anos que nos separam dos macacos. Espero não estar a ser cientificamente incorreto, mas de facto não vou acrescentar mais nada ao que foi a história da Humanidade. Vou sim, e daí este título sugestivo, falar das futuras evoluções que o homem poderá sofrer nos próximos milhares de anos, isto é, se não nos extinguirmos no caminho... De facto, não é um pensamento comum, o que em nós não faz falta? Quais das características humanas poderão ser prejudiciais para a nossa vida? Se nunca tinha refletido acerca disto, acompanhem o raciocínio. Começamos pelas unhas. E adianto desde já que não vejo qualquer utilidade nelas. Poderão vocês dizer que são úteis para descascar alimentos, mas concordemos que temos uma grande quantidade de utensílios ao nosso dispor, e na verdade as unhas nem são necessárias para descascar, acredito que ajudem, mas não são necessárias. Para além disso há outro problema com as unhas. Involuntariamente deixamos acumular algum lixo debaixo delas, é desagradável e pode até ser bastante prejudicial - em casos mais extremos - se arranharmos alguém acidentalmente. As unhas também dão trabalho, o básico, temos de corta-las - cuidados mínimos - e depois todos aqueles cuidados adicionais que algumas pessoas têm. Limar, pintar, remover as peles... todo um leque de entretenimento sempre à mão, literalmente. Algumas encravam, partem, criam micoses. Provocam dor e muito tempo perdido. E agora, ainda veem utilidade nestas pequenas "decorações"?
Relacionado com este tema das unhas, vêm os pelos. Espalhados pelo corpo, longe vão os tempos em que serviam para proteger do frio, ou calor. Muitos acabam colados a uma banda de cera ou vão pelo cano abaixo... Se os assassinam assim em massa, eles não têm qualquer utilidade, corta da lista.
Outra das coisas que o ser humano vai ter de se livrar, - espero eu - é a sua dependência pelas gorduras. Tudo o que seja rico em gordura sabe bem, fazia sentido na pré-história, onde não era certo que tivéssemos alimento regularmente, - isto é, nem todos os dias havia mamute ao almoço - daí a sua importância. Não liguem aos Flintstones. Mas terá esta necessidade uma pessoa comum do século 21? Todos temos necessidade de vez em quando de sentir que comemos bem. Nada contra. Porém acho que a resposta é não.
Tudo isto leva-me a crer que o próximo "upgrade" do ser humano já venha com estas características incluídas - e várias outras não mencionadas. Pelo menos eu gostava que assim fosse, corrigiria alguns bugs da versão atual.