Visitas Inesperadas

Todos nós já nos deparamos com a situação da visita inesperada. Confesso que não me agradam muito. A maior parte das vezes escolhem a altura menos propícia para aparecer, que coincide às alturas em que estou em pijama e sem vontade de fazer nada. Também podem aparecer depois do jantar, acontece muitas vezes. Nos dois casos, há sempre aquele cuidado de verificar rapidamente se está tudo no sítio e minimamente arrumado. Ajeitar o sofá e almofadas, que é obrigatório em novelas e series, mas que eu nunca fiz... E na maioria das vezes explicamos o que estávamos a fazer -"estava aqui a acabar de fazer estes trabalhos para a escola, entra" - não sei bem porque o fazemos, talvez tentar criar ambiente e puxar conversa, assim como explicar o porquê de certas coisas estarem dispostas de uma determinada maneira etc... Uma coisa interessante quando se recebe alguém é que na maioria das vezes eles trazem alguma coisa... quer seja para comer, ou uma espécie de presente. Tudo e qualquer coisa serve como passe de entrada. "Eu trago algo e tu deixas-me entrar". Quase como se fosse uma campanha de solidariedade, bom slogan já agora! Como pessoas simpáticas que somos, iremos desde cedo perguntar se a pessoa deseja comer ou beber alguma coisa. Se a visita tiver trazido algo, nesse caso, serve-se! E, fica sempre bem dizer, "está à vontade", ou mais ainda "está à vontade, é como se estivesses em casa!" Desta ultima tenho um bocado de receio que alguém pegue no comando na televisão e se estenda no sofá - é o que eu faço quando estou à vontade na minha casa! Não que não tenhamos confiança com essa pessoa, caso contrario nem a convidaríamos a entrar, mas por muito que se seja próximo, a nossa casa é a nossa casa e não damos total liberdade aos amigos... Por isso, dizer "à vontade como se estivesses em casa" para mim não passa de uma maneira de ser simpático e descontrair, mostrar simpatia e hospitalidade, e não, conhecer a privacidade do que é cada um na sua própria casa!